quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Uma residência espanhola de Cédric Klapisch

Uma Residência espanhola de Cédric Klapisch um filme que retrata o quotidiano dos alunos universitários que um dia decidem que querem fazer ERASMUs.
O que é Erasmus? Erasmus consiste num Programa da Comunidade Europeia para a mobilidade de estudantes universitários, que visa promover uma cooperação alargada e intensiva entre as universidades de todos os Estados-membros.
Xavier um estudante universitário francês que um dia decide entrar no programa Erasmus e que o leva ate Barcelona. Escolheu a cidade da Catalunha para aprofundar o seu conhecimento na língua de Cervantes. Xavier divide a casa com outros seis colegas provenientes da Itália, Inglaterra, Dinamarca, Bélgica e também de Espanha. Um autentico cocktail de culturas europeias. Estes estudantes universitários entraram no programa erasmus, excepto uma das raparigas que residia na casa que era espanhola. Todos estes universitários iriam viver juntos durante um ano, o que será uma aventura quotidiana onde se irá desvendar todo o caminho desvendado por aqueles jovens com línguas diferentes e que buscam a unidade europeia.
Durante todo o filme, deparamo-nos com as diferenças culturais de cada um. Quer na maneira que reagem as várias questões do dia-a-dia quer se ligam aos novos amigos e amores.
Quando Xavier volta a casa após um ano do programa erasmus e arranja emprego, durante a apresentação do seu escritório Xavier foge do trabalho e volta para casa onde começa a relembrar o passado através de varias fotografias ele descobre que não era o rapaz de uma das fotos, mas sim o rapaz de todas as fotos. Xavier afirma ser até todos os seus colegas de casa no ano que entrou no programa erasmus e que iria seguir o seu sonho de criança que era ser escritor.
Com tudo isto podemos concluir que não somos um ser único, que não possuímos só uma cultura, mas sim um conjunto de culturas diferentes. Por isso é que existe a Europa, pois podemos pertencer a uma nacionalidade mas na verdade pertencemos a todos os outros países da Europa.
E tudo começou com a descolagem de um avião para Barcelona……..

1 comentário:

No Limite do Oceano disse...

Tens que ver a continuação "As bonecas russas"...´também muito bom, diferente, mas sabe bem seguir o rumo que diversas personagens tiveram :-)

*Hugs n' smiles*