sábado, 27 de janeiro de 2007

Intolerância

Doenças Infecto-contagiosas

Hoje em dia existem várias doenças infecto-contagiosas, como por exemplo o HIV, a hepatite A, a hepatite B, a hepatite C, entre outras. Os indivíduos que têm a infelicidade de apanhar algumas dessas doenças ao longo da vida, quando descobertos pela sociedade começam a passar por vários tipos de discriminação.
Como este tema é bastante abrangente só iremos abordar o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV ou VIH), que é posteriormente dará origem a SIDA . Este vírus é tão crucial para ambos os sexos e qualquer orientação
sexual, logo não podemos dizer que só os homossexuais e os bissexuais o apanham, isto porque os heterossexuais também o apanham com a mesma facilidade.
Como já referido anteriormente o HIV que posteriormente dará origem à SIDA não escolhe sexo, idade ou mesmo orientação sexual. Então porque é que a sociedade associa seropositividade à homossexualidade? Este simples
juízo de valor já é uma atitude de intolerância muito grande e grave para a sociedade. Será que a sociedade já pensou como é que os seropositivos se sentem com esta comparação? Para além do mais muitos indivíduos da nossa sociedade são seropositivos e quando vão inscrever-se em algo que seja preciso exames médicos ou que seja necessário dizer se são ou não seropositivos, quando o dizem que o são já são logo postos a parte. A SIDA é uma doença infecto-contagiosa, mas não propaga-se pelo ar, nem por um simples convívio social. É preciso muito mais que isso, pois para haver contagio é preciso que haja troca de secreções corporais e troca de sangue entre um indivíduo seropositivo com um que não o seja.

Sem comentários: