quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

Discriminação

A discriminação refere-se a atitudes que prejudicam os sujeitos pertencentes a determinados grupos sociais e resulta de processos sociais que molestam os membros desses grupos. O género, a etnia, a raça, a nacionalidade, a religião, a sexualidade, uso de narcóticos, doenças têm sido ao longo da História algumas das categorias relativamente às quais se verificou discriminação.
A discriminação comporta uma diferenciação injusta e arbitrária que tem na sua base a crença de que os indivíduos pertencentes a determinadas categorias têm maior probabilidade de possuir características indesejáveis.
No século XX, grande número de países passou a prever na sua legislação a ilegalidade da discriminação, não só de tipo directo mas também indirecto, precisamente para operacionalizar o reconhecimento de princípios básicos de igualdade.
Como a discriminação é um tema muito abrangente só iremos aprofundar no caso da sexualidade, doenças e o uso de narcóticos.
Diciopédia 2002

1 comentário:

Anónimo disse...

Ola!

Tens toda a razao, tda a gente discrimina... esquecemo-nos q o nosso "vizinho" tmb tem sonhos como nois, tmb vive com uma missao tal como nois, tmb merece ser feliz da mma forma q nois!

Post mt bem conseguido! Mt bem!

Blog mt fixe! keep going